Quantas teorias sobre masturbação e práticas sexuais você já ouviu? Inúmeras né! Mas de fato, nem todas tem como base a bíblia para falar de certo assunto. Aliás, são raríssimas às vezes que esse tema vira pregação, ou assunto principal de uma reunião. Enfim, por mais que agente veja esse assunto sendo abordado, muitos deles não se baseiam em versículos que tratam o sexo de maneira explícita. No entanto, esse é o principal papel desse post, aliás da série inteira, colocar em evidência ensinamentos bíblicos sobre algo tão polêmico, e isolado pelas igrejas. Mas vamos para uma reflexão com base total na bíblia, e compartilhar o que ela ensina.
Em 1tessalonicenses 4, vemos atitudes de uma vida que agrada à Deus. Em certo ponto, o apóstolo Paulo, que escreve essa carta aos tessalonicenses, trata sobre sexo de um maneira explícita, colocando em evidência práticas imorais, e relaciona isso como prática dos incrédulos, que não creem em Jesus. Primeiramente, deixemos claro o que é o sexo. Acredito que uma boa definição de sexo, seja uma benção, ou dádiva do bom Deus. Afinal, foi Ele que nos criou. O sentido do sexo é realmente reprodução da espécie humana, no início, não existiam diferentes práticas e formas do ato sexual, porque além de ser algo bom, era algo divino, concedido por Deus. Aliás era não, ainda é! Porém o homem conseguiu distorcer alguns valores, inclusive o valor real do ato sexual.
1Tessalonicenses 4.3, Paulo é bem claro quando diz que devemos ser totalmente dedicados à Deus e livres de qualquer imoralidade sexual. Quando ele fala imoralidade, ele quer dizer qualquer ato, ou atitude sexual que desrespeite a você e ao seu oposto. Ou seja, qualque prática sexual, até mesmo depois do casamento que esteje desrespeitando seu cônjuge, é pecado. E não apenas no ato sexual, mas qualquer intenção sexual, até mesmo masturbação, porque é um ato pra satisfazer a carne, que consiste nas paixões carnais, e que automaticamente não há respeito à você mesmo. Mas para isso é preciso se dedicar totalmente à Deus, essa é a maior resposta do porquê muitas pessoas não conseguem se livrar da masturbação, porque não tem uma dedicação total ao bom Deus, o que não gera dependência Dele. Se temos essas práticas determinadas imorais, logo, não estamos vivendo uma vida que agrade à Deus. É interessante ouvir algumas teorias, que defendem a masturbação, como não sendo algo imoral e nem pecaminoso, a bíblia é explícita demais ao falar que algo imoral é aquele que sustenta a carne, às paixões carnais, e quem vive da carne não vive do espírito. Ainda assim, masturbação é uma atitude sexual que não se volta ao principal motivo do sexo e nem se consiste na real importância que o sexo traz, mais um motivo para enxergarmos que a masturbação não é algo que agrade à Deus. Difícil imaginar se Jesus com essas mesmas tentações, também tinha essas práticas. Certamente que não, pois Ele nunca pecou e nunca viveu conforme a vontade da carne, porém Ele também foi humano igual à nós. A bíblia também nos fala, que todas as nossas atitudes devem agradar à Deus, com a única intenção de glorificá-lo sempre, inclusive com o nosso testemunho. Acho difícil agradar à Ele num ato que estamos "satisfazendo a carne". Quando estamos no centro da vontade Dele, é aonde estamos sensíveis ao Espírito Santo, e dependentes de Deus, se importanto somente em viver uma vida que agrade à Ele, então estamos mais fortes em Cristo e conseguimos suportar essas situações. Se não estamos conseguindo é que algo não está normal dentro de uma ótica divina.
Em 1 tessalonicenses 4.6 O apóstolo Paulo deixa claro que esse assunto não é brincadeira, e que por mais que em alguns casos e lugares, esse ato seja levado com tanta normalidade, nós não seremos poupados de um duro castigo de Deus. O que deve ser entendido, é que na bíblia não existi meio termo, as coisas são do jeito que está escrito sem nenhuma censura ou relevação. No versículo 7, Paulo enfatiza o fato de que Deus não nos chamou para uma vida de imoralidade, mas para sermos completamente dedicados à Ele. Portanto não existe meia parte, é completamente. Com isso podemos concluir que existe sim um jeito de viver em pureza sexual, Deus sabe como nós somos e por isso Ele nos ensina como devemos viver para agradar à Ele.
Se tentamos absorver essas coisas com uma intenção de adaptar essas práticas de uma forma confortável em nossas vidas, ou seja, "Deus me conhece assim, sabe que é difícil não se masturbar e a maioria faz, então não tem muito problema..." estamos rejeitando não à um ser humano, mas rejeitando à Deus (versículo 8). Se na bíblia está escrito de maneira tão explícita, então devemos viver conforme ela, sem meio termo, porque Deus não releva as nossas práticas, Ele nos perdoa desses pecados, exige mudança de vida e quer de nós atitudes de obediência. O fato de muitos de nós não conseguirmos, não significa que ninguém consiga, e não podemos passar adiante uma outra mensagem que não seja a mensagem verdadeira que é relatada na bíblia. O apóstolo Paulo termina esse capítulo dizendo, " Portanto, animem uns aos outros com essas palavras", e o sentido disso é exatamente para nos fortalecermos uns com os outros, buscando ajuda para viver em santidade e sempre compartilhar isso.
Busque viver uma vida que agrade à Deus, e compartilhe dessa vida com o seu semelhante, afim de viver o que a bíblia fala, do jeito que ela fala. Se não vivemos o que acreditamos então não impactamos o mundo. Mas se vivermos debaixo dos ensinamentos do bom Deus, estaremos sempre em novidade de vida testemunhando aquilo que o bom Deus tem feito.
Israel Freschi
InfluenteLIFE, sem meio termo.


Nenhum comentário:
Postar um comentário