sinceramente..


Tá, era apenas uma reunião de células de um grupo de amigos e que sempre é edificante demais porque Deus sempre se faz presente, e isso não é só "apenas isso". Porque num lugar onde Deus se faz presente é um lugar onde o compartilhar se torna visível e o trabalhar Dele é constante (devido a isso, Deus precisa estar presente o tempo todo). Mas quando o assunto entrou em "pessoas na qual Deus pode usar, e que devemos tomar cuidado com o que agente ouve", logo entrou no meu coração aquele espírito crítico.. "Áh então eu só posso ouvir uma profecia ou algo de Deus se for de um pastor ou alguém que eu conheço que é muito de Deus??". Mas no mesmo momento, orei em pensamento (podemos dizer assim) pra Deus retirar qualquer opinião crítica e que eu expressa-se algo para acrescentar ao grupo, confesso que na hora nada veio ao meu coração que eu pudesse acrescentar, e isso me incomodou. Na real, não sou muito bom em palavras, prefiro escrever e por isso resolvi escrever esse post. O que me incomodou foi o modo de como agente menospreza pessoas pelo que agente vê, sem perceber. Calma, isso é humano e ocorre com todo mundo, aquele que falar que nunca fez isso, já fez! Mas vou tentar passar uma idéia de como podemos aperfeiçoar isso para um sentimento divino em questão de aceitarmos as pessoas assim como Deus às aceita e às usa!

Você concorda comigo que se Deus fosse usar do melhor para o pior você assim como eu seríamos os últimos?? Porque Deus mesmo já nos disse que devemos considerar nosso irmão superior a nós, o nosso irmão que ele fala é o nosso irmão, lembra daquele bêbado gritando sozinho na rua abraçado num poste? Isso mesmo, ele deve ser superior a você. Ele também disse que bem aventurados é aquele que ouve conselhos (mas isso é só conselho de pastor né?? NÃO! Isso também é daquela pessoa que você acha mala e que você tem certeza que Deus nunca falaria com você através dela). Não digo pra você buscar conselhos com o primeiro que aparecer, mas Ele sempre coloca pessoas em nossas vidas e isso nunca será em vão. O problema é que enxergamos muito a vida da pessoa e esquecemos do momento em que Deus quer falar conosco com coisas inusitadas e até loucas (Deus usa as coisas loucas para impactar o mundo) é ai que menosprezamos a pessoa sem percebermos.

Vamos então para alguns exemplos de pessoas usadas por Deus e que na moral, na época se as pessoas tivessem olhado mais para a vida que elas tinham do que para o momento, concerteza... bom, você já entendeu né!

Noé foi bêbado. - (se tivesse um poste...)
Abraão era muito velho. - (Magina que o senhorzinho que senta na frente no busão vai falar comigo..)
Jacó era um mentiroso. - (Pecador, muito pecador)
Moisés foi um assassino. (assim como Davi e Paulo, salve Bin Laden)
Sansão tinha cabelos longos. (hummmm..)
Jeremias e Timóteo eram muito jovens. (novo na fé, ainda tem que comer muito feijão pra Deus usar esse)
Elias era depressivo-suicida. (Deus usa as coisas loucas, mas não tão loucas assim)
Isaías pregou nu. (tarado, safado, sem vergonha, #@$%&**$&@...)
Jó perdeu tudo. (deve ter jogado num cassino)
João Batista comia gafanhotos. (apreciador da Culinária chinesa)
Maria Madalena era endemoniada (queima ela...)
A mulher samaritana teve muitos homens. (pois é)
Pedro era muito impulsivo. (esse tinha sérios problemas)
Marcos tinha desistido de tudo. (esse não era brasileiro)
Timóteo tinha úlcera de estômago. (vich!)
E Lazaro - esse, já havia até morrido. (tipo gato, sete vidas)

Seria bom caminharmos logo para uma conclusão direta se não você vai parar de ler.. rs.
Bom, concerteza não quero dizer que então você pode praticar algumas coisas que Deus vai te usar do mesmo jeito, NÃO! Todas essas pessoas citadas tinham esses problemas, pecados ou coisas loucas e mesmo assim Deus teve um trabalhar muito grande através da vida delas. Todas elas passaram por uma transformação fruto de uma intervenção divina, e isso vem em constância porque sempre estaremos sendo aperfeiçoados por Deus dependendo de um constante trabalhar de Deus em nossas vidas. A questão é, naquela época e no momento que Deus resolveu usá-las, nem todo mundo tinha visto a moldura que Deus havia feito, consequentemente a visão que as pessoas carregavam daqueles que estavam cumprindo o propósito de Deus era do testemunho que eles davam até então. Atualizando isso, o que agente vê são as práticas humanas, dificilmente uma pessoa vai tocar seu coração se na sua mente ela já estiver menosprezada. Lembre que Jesus foi o MAIS menosprezado de todos, cuidado com a sua atitude perante as pessoas, você pode estar com a mesma atitude que tiveram com Jesus (isso arrepia). Conclusão de tudo, não tem segredo, a questão é que devemos estar sensíveis ao que Deus quer falar com agente, não faça uma pré-definição do momento que você acha que Deus vai falar com você. Deixe Ele te surpreender, e na moral, Ele sempre está pronto para te surpreender, mas na maioria das vêzes você acha que "com isso Deus não vai falar com comigo". Lembre-se que Deus não escolhe os capacitados, Ele capacita os escolhidos. "Áh mais Deus não vai falar comigo através daquela pessoa..", como diria um amigo meu João, "Deus é soberano, nós seres humanos nunca entenderemos a vontade Dele". Aliás Deus esconde o nosso futuro para que possamos confiar Nele. Isso serve para sermos sensíveis e deixarmos Deus trabalhar em nossas vidas da maneira que Ele quer, com a pessoa que Ele quer, e também serve para que estejamos sempre disponíveis para Deus, independente se estamos preparados ou não, Ele vai nos usar do jeito que nós somos e da maneira que estamos. Dê lugar a isso. Lógico, busque preparo sempre, mas dê espaço ao bom Deus!

Lembra daquela frase que mencionei.. "se Deus fosse usar do pior para o melhor você seria o último..", lembra? Então, da mesma maneira que você precisa ser dependente de Deus e reconhecer que você não é nada, o seu irmão também é assim, e olha que ele é superior a você!

Israel Freschi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também vai curtir!