Se existe um capítulo da bíblia que consiga resumir por completo e obviamente o cristianismo, pra mim, é Colossenses 3.
Entre tantos aspectos abordados de forma objetiva, desde nossa nova identidade em Cristo, passando por virtudes recomendadas, despojar de traços do velho homem, deveres sociais e profissionais, recomendações familiares, no que pensar, louvor no culto e perdão, quero destacar como tema dessa rápida reflexão o versículo 15: Paz. "Que a paz de Deus seja o juiz do seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo." O contexto aqui é a paz entre os membros da igreja, membros do corpo - corpo de Cristo.
No corpo de Cristo existe espaço para todos se sentirem aceitos e amados, sem pererem sua individualidade. Porém, pela analogia bíblica do corpo, de 1 Corintios 12. do versículo 15 ao 21, uma parte como um dedo não se enquadraria de modo algum em nenhuma outra região do corpo se não na mão ou no pé. Se estiver ligado a qualquer outra parte, concerteza não executará a função que lhe é devida, se sentido inútil, infrutífero e inadequado. Por outro lado, o olho não pode menosprezar o dedo, o rim ou qualquer outra parte, por serem diferentes. E mais, se houver uma pedra no rim ( o que representa uma anomalia no funcionamento habitual do orgão), o olho não pode se indignar contra ele, criticando-o, pois fazem parte do mesmo corpo.
Maldizer, por mais óbvio que isso possa parecer, é o oposto de falar bem. Se não estamos falando bem ( ou para o bem) de alguém, estamos tropeçando no pecado da maledicência. Não há meio termo. Ao falar mal de um irmão, estamos falando mal do próprio Jesus. Isso é alarmante, pois atualmente muitos cristãos ainda insistem em criticar, menosprezar e reparar em defeitos de seus irmãos, de sua liderança e também de igrejas alheias à sua.
O corpo precisa crescer bem ajustado, de acordo com o auxílio de cada parte, no seu devido lugar, realizando sua função, tal qual Deus idealizou. Nossa ficha precisa cair para a consciência de que temos uma aliança com nossos irmãos de todas as denominações que professam o nome de Jesus, não importando se existem pedras no rim ou não.
"Há um só corpo, um só espírito e uma só esperança..." Efésios 4.4
"Procure cumprir bem a tarefa que você recebeu no serviço do Senhor." Colossenses 4.17
Será que estamos onde deveríamos estar no corpo? Se estivermos, será que estamos exercendo a função que nos cabe? E ao ver uma outra parte, doente pelo pecado ou engano, a vemos como parte de nós ou apontamos o dedo, ainda que em pensamento?
Que sejamos de fato um só corpo, com um único propósito, fazê-lo conhecido, e vivermos com Ele!
Eduardo Santana

Nenhum comentário:
Postar um comentário