Existe uma prática que na moral, não exige tanto esforço e que é extremamente mais eficiente quando você quer deixar uma palavra amiga, um conselho ou até mesmo um direcionamento. É simplesmente você abrir mão de falar e apenas ouvir. Parece simples não é, mas a grande maioria ainda não exerce isso que eu chamaria de dom.
Na real, eu foco não necessariamente, mas principalmente nos crentes, e trato de um lado não necessariamente, mas principalmente da religião pregada. Muitos acham que tem o poder de convencer alguém de algo ou converter alguém pra algo. Na real, não é você que tem esse poder e por mais que você fale e ache que está falando tudo que precisa ser falado, infelizmente não será você o personagem principal. Ta certo, sua principal função é falar, eu também concordo. Mas e se você procurar ouvir primeiro antes de falar, tenho certeza que no momento que você falar, tudo será mais fácil e sua atitude mais eficaz. Claro sempre buscando um direcionamento divino, mas que você seja apenas você.
A atitude de ouvir te da a oportunidade de saber da opinião das pessoas, tentar entrar na mesma viagem que elas e chegar numa clara idéia de como as coisas podem melhorar. Seu testemunho e ato de primeiro ouvir, depois compartilhar algo, além de ser extremamente educado, deixa o ambiente bem mais avonts para se conversar, juntando opiniões para você formar uma ideia que irá marcar aquela pessoa.
Não tem segredo, apenas uma simples atitude. É o cristianismo na pratica, na compaixão por vidas e no amor ao próximo. Esqueça aquela capa super crente e aquelas palavras difíceis que você tenta decorar pra fazer bonito. Palavras direcionadas e surpreendentes tem bem mais sentido que um script. Tenha liberdade ao evangelizar, nunca será do mesmo jeito. Veja um videocast do IntervençãoRIO, demonstrando como o ouvir primeiro é bem mais eficaz.
IntervençãoRIO - Oi, meu nome é jorge!
Texto. Israel Freschi
Videocast. IntervençãoRio

Nenhum comentário:
Postar um comentário