Sonhe com tudo, mas sonhe com o todo




Integral. Uma palavra um tanto quanto mal interpretada nos dias atuais.
Missões então, mais ainda.

O conceito de sonho também foi algo que perdeu um pouco o seu sentido. Nós jovens, na maioria, sonhamos agora com planos de carreira. Os nossos maiores objetivos geralmente não passam de fazer pós numa faculdade bacana e entrar numa multinacional.
E o mais interessante é que achamos que Deus tem por obrigação atender nossos sonhos e vontades.

Lembro então das palavras de São Pedro: "...está cego, enxergando apenas aquilo que está perto", pois estamos perdendo a capacidade de idealizar, de sonhar coisas que vão além da nossa esfera de realização pessoal, de sermos visionários . Ao contrário de algumas décadas atrás, os jovens da atualidade não querem mais mudar o mundo, mas se conformaram com ele e na verdade agora cada um está sonhando, trabalhando e se empenhando na construção do seu próprio mundinho.

Grande José, lá no Egito. Um sonhador, um cara que pagou um alto preço por sonhar. O sonho dele foi dado diretamente por uma visitação divina, por que Ele se aproximava de Deus diariamente, mas hoje em dia, nosso sonhos dizem respeito apenas as coisas dessa vida, apenas às realizações superficiais. Não existe mais uma causa pela qual vale a pena morrer. Não existe mais um ideal a ser perseguido, com ansiedade, persistência, perseverança, suor e lagrimas. Estamos investindo nosso potencial totalmente em produção: os jovens hoje investem seus sonhos em carreiras profissionais, e à semelhanca da escravidão imposta por Faraó, os sonhos de Deus estão sendo substituídos por trabalho, debaixo do chicote da produtividade.

Não que seja errado lutar e suar a camisa por crescimento profissional, pois pelo contrário, isso é necessário. Porém isso, que deveria ser um meio para alcançarmos algo maior, tem se tornado um fim.

Deus tem uma visão integral. Ele vê o homem e enxerga cada área da vida dele. Ele enxerga cada área da sua vida.
O verdadeiro Evangelho alcança espírito, alma e o corpo, com tudo aquilo que está ao redor dele, como trabalho, necessidades básicas, alimentação, saúde, cultura, esportes, entretenimento, entre outros. Deus se importa com todo o homem e enxerga o homem como um todo.
E o melhor, Ele nos vê como colaboradores, para levarmos a atuação desse Evangelho integral a todos os pontos da nossa sociedade, para a todas as pessoas, sem exceção.

Já vi muitas pessoas dizendo algo como "Deus esqueceu de mim, olha só a situação que eu me encontro" ou "olha só a situação em que o mundo se encontra", tanta maldade, tanta violência, tanto descaso. O que eu percebo é que não foi Deus que se esqueceu de alguém, mas sim que aqueles que foram chamados para cooperar com Deus e levar Jesus Cristo aonde Ele não pôs o seu pé estão muito ocupados, cuidando de seus próprios sonhos e suas próprias realizações. Deveríamos buscar acima de tudo a realização dos objetivos de Deus, que é cuidar do ser humano como um todo, proporcionando uma sociedade mais justa e equilibrada para todos, com paz e tranquilidade para cada pessoa independente de sua condição social (Filipenses 2).

O "pão nosso de cada dia" é nosso, e não meu apenas. Todos deveriam comer e se beneficiar dele - se nem todos estão comendo, é porque alguém está comendo a mais do que precisa. E as janelas dos céus são abertas, como costumamos dizer, apenas para distribuir esse pão a todos, porém, o que cai de cima geralmente fica estocado nos nossos armários, nos nossos guarda-roupas ou nas nossas garagens.

Missão integral é isso: Cristo propagado em todas as dimensões do ser humano, e não apenas em todas as direções.
E essa é maior causa pela qual se vale a pena sonhar, viver e trabalhar.

O que você tem sonhado?

Eduardo Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também vai curtir!